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Profissionais mais satisfeitos e felizes no trabalho, rendem muito mais!

Dicas

Profissionais mais satisfeitos e felizes no trabalho, rendem muito mais!

Publicada em: 28/03/2014

Profissionais mais satisfeitos e felizes no trabalho, rendem muito mais!
Mais um dia de trabalho. Você chega à empresa, liga o computador e o seu telefone toca:  

- “Venha à minha sala, por favor!”

É o seu chefe! Qual é o primeiro pensamento que vem à sua cabeça?

“Vou ser demitido?”, “Serei promovido?”, “O dia começou mal?”

De acordo com Daniel Goleman, autor do best seller internacional Inteligência Emocional, diversos estudos sobre o cérebro humano provaram que, para melhor ou para pior, o humor de um líder afeta as emoções das pessoas à sua volta.

A razão para isso está no que os cientistas chamam de natureza open-loop do sistema límbico do cérebro - o nosso centro emocional. Um sistema de circuito aberto (open-loop) depende de fontes externas para gerenciar a si mesmo. Em outras palavras, conexões com outras pessoas acabam determinando o nosso humor durante o dia.

O open-loop funciona hoje com o mesmo propósito de milhares de anos atrás. Em unidades de tratamento intensivo (UTI) foram comprovadas que a presença de um parente querido melhora o estado geral do paciente. Em contrapartida, foi descoberto também que três ou mais episódios de estresse intenso dentro de um ano (por exemplo, sérias dificuldades financeiras, ser demitido, ou um divórcio) triplica a taxa de mortalidade de homens de meia-idade.

Vamos então levar essas considerações e estudos para o nosso ambiente corporativo.

Em escritórios, salas de reuniões ou chão de fábrica, diversas equipes, inevitavelmente, são influenciadas pelos sentimentos dos outros.

Caroline Bartel da Universidade de Nova York e Richard Saavedra da Universidade de Michigan descobriram em suas pesquisas, que muitos profissionais, durante uma reunião por exemplo, compartilham sentimentos bons ou ruins em um curto espaço de tempo, como o ciúme, a angústia, a euforia, a raiva, o bom humor, vivendo, diariamente, em montanhas russas emocionais.

Sendo assim, é importante ficarmos atentos às nossas emoções, pois está claro que podemos, de fato, influenciar positivamente ou negativamente um colega ou mesmo um ambiente de trabalho.

Os líderes, em particular, devem prestar mais atenção a isso, pois o seu poder de influenciar as pessoas à sua volta aumenta, sobretudo em virtude da sua posição na empresa.

Líderes que conseguem fazer com que suas equipes se sintam mais confortáveis, mais felizes e mais motivadas, têm muito mais chances de prosperarem do que aqueles que lideram pelo medo, pois como é de conhecimento de todos, profissionais mais satisfeitos e felizes no trabalho, rendem muito mais!

Fonte: www.administradores.com.br 


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